A comunicação no ser humano é vivênciada intensamente, as expressões faciais, o olhar, o sorriso, a postura corporal, os gestos e o tom de voz, fazem parte da comunicação tanto como aquilo que é oralizado. Por isso, pensou-se que a comunicação mediada por computador iria servir unicamente para tarefas simples, visto lhe faltar a componente da comunicação não-verbal, aquela em que o corpo também fala.
Quanto á educação online e ensino á distância eu próprio tinha duvidas, como alguns ainda têm, e afirmam que não é possível uma boa aprendizagem sem sentir a presença das pessoas, sem as olhar nos olhos ou ouvir o seu tom de voz. No entanto, os estudos que têm vindo a ser elaborados indicam que a componente social também é possível na comunicação mediatizada por computadores, nomeadamente naquela que tem maior largura de banda possibilitando a comunicação face-a-face.
O conceito de largura de banda na CMC, embora tecnicamente se refira á velocidade e capacidade de tratamento e transporte de informação, começou a ser aplicado também para designar o número de canais que os diferentes média conseguem suportar. Sendo os sistemas de banda estreita restritos ao texto, os de banda média permitindo o áudio e os de maior banda a conjugação do áudio e do vídeo num sistema bidirecional.
A CMC na sua maior parte das vezes unicamente feita em texto, por isso considerada de banda estreita, daí em relação á comunicação face-a-face considerar-se mais demorada em termos de tempo. No entanto, a comunicação em texto de um modo assíncrono, é por muitos investigadores considerada menos morosa e com resultados mais produtivos, as mensagens podem ser vistas, guardadas e revistas para depois serem respondidas, o que significa que pela sua carga menos imotiva, em termos de quantidade de informação a ser recebida se situa a par com a comunicação face-a-face.
Em relação á componente de identidade social de uma comunicação verbal, segundo os investigadores, não fica atrás do mesmo efeito produzido pelos fóruns existentes na CMC que hoje existem, estes já preveem grupos de discussão e comunicação relacional que promovem grande momentos de interação.
Num esquema tradicional de comunicação, uma CMC mais do que numa comunicação face-a-face, o emissor pode apresentar-se a si próprio de uma forma mais positiva, liberto dos constrangimentos de uma presença física, o recetor, também liberto do contacto físico, poderá fazer uma caraterização social dos parceiros mais similar por estar em determinado grupo de conversação. O canal de comunicação, principalmente na comunicação assíncrona, tende a uma maior interação interpessoal, pode ser dedicado mais tempo á comunicação, sendo o individuo menos distraído por fatores externos á comunicação. Em último o feeback é ampliado e com efeito de loop na CMC, pelo efeito da interação social, que quanto mais vai aumentando mais retorno suscita.
Na educação a problemática da ausência de presença fisica na educação á distância e e-learning tem merecido bastante atenção. A distância dos sujeitos, professor e aluno, e o espaço existente entre eles, físico e psicológico, levantou nos investigadores a noção de distância transacional. Essa distância, que não é medida em quilómetros, sendo mais uma questão psicológica e pedagógica, pode ser encurtada pelas dinâmicas de interação postas no processo, causando maior satisfação ao aprendente.
Assim, de acordo com vários investigadores, será positiva a experiencia educacional online, mediante três pilares básicos, a presença social, cognitiva e de ensino. A presença pessoal dependendo do modo como os participantes se projetam no grupo, a presença cognitiva significando a construção do conhecimento através da comunicação, e a presença de ensino dependendo da participação ativa e acrescida do professor por ser em contexto online.
Ao longo do tempo, e com as investigações que têm decorrido, a resistência á educação online tem diminuído, mostrando que a comunicação mediatizada por computador, pode promover comportamentos de proximidade e relações interpessoais positiva.
Também eu estava reticente em relação á educação online, no entanto a experiencia veio provar o contrário. Pelo menos na comunicação assíncrona, a integração nos grupos de trabalho é relativamente fácil , todos os parceiros têm os mesmos objetivos partindo para uma relação de igual para igual. A questão do tempo é de extrema importância, o podermos dispor da sua gestão, ganhando espaço para intervir depois de refletir. Todas estas condições atenuam os possíveis ruídos do canal ou via de comunicação.
Quanto a distância transacional de que acima falava, e a dependência da sua atenuação por parte das dinâmicas postas no processo, por parte do grupo e pelo papel importante que o professor tem nessa matéria é bem sentida. Se há alturas em que essa distância parece a de uma autoestrada sem fim, outras há que essa distância é quase nula, sentindo-se uma presença constante de moderação e incentivo á aprendizagem tal como acontece na UC de Educação e Internet.
Bibliografia:
Quintas-Mendes, A.; Morgado, L. & Amante, L. (2010) - Comunicação Mediatizada por Computador e Educação Online: da Distância à Proximidade. In: Marco Silva; Lucila Pesce & Antônio Zuin - Educação online: cenário, formação e questõesdidático-metodológicas, Editora WAK, Rio de Janeiro,Brasil

Sem comentários:
Enviar um comentário