"A vision of students today"
Nos dia de hoje e devido há globalização e o rápido desenvolvimento das novas tecnologias, tem-se vindo a verificar que cada vez mais, as tecnologias se tornam um instrumento imprescindível na nossa vida quotidiana.
As novas tecnologias da informáticas dão acesso a vários serviços desde de acesso a bases de dados, biblioteca virtuais, o correio electrónico, bem como uma enorme oferta de entretenimento e redes sociais, que te vindo a provocar mudanças na maneira como sociabilizamos na nossa vida pessoal, bem como no nosso trabalho. Assim te,os de pensar nas tecnologias também na aprendizagem como uma arma eficaz no ensino dos dias de hoje.
As tecnologias na educação é uma necessidade de modificar radicalmente as formas de ensinar e aprender, Por exemplo a plataforma da porto editora, escola virtual, sendo esta uma mais valia tanto para os professores como para os alunos e todos o órgão docente.
As tecnologias de hoje desenvolvem o conceito de interactividade porque trouxeram mudanças nas relações interpessoais e como extensão na educacao também. O aluno de hoje necessita do email, da tutoria, dos variados motores de busca para poder elaborar trabalhos, não somente podemos encarar isto da vertente ecológica, onde a impressão de papel é muito mais reduzida como também do fator tempo. Um exemplo enquanto antes o aluno se dirigia à biblioteca para pesquisar agora tem variads bibliotecas ao seu dispor e tudo no conforto da sua casa. O atual modelo educativo, o professor desempenha o papel central e determina o ritmo e tempo dos conteúdos necessários para a obtenção de aprendizagem.
Ora com a aplicação das novas tecnologias nas escolas, o papel do aluno terá um caracter mais relevante, na medida que pode tornar a sua aprendizagem mais pessoal e escolher o seu próprio ritmo de aprendizagem e o papel do professor será de facilitador nessa aprendizagem.
Todavia existem sempre criticas a este novo método de e-learning, um dos principais problemas, é que a maior parte dos alunos que tem acesso a um computador na sala de aula, facilmente se dispersam, ou seja, passam mais tempo a fazer outras coisas no computador do que propriamente a ouvir e a fazer algo sobre o que esta a ser ensinado, outro dos problemas é que muitos dos alunos acabam por nem ir às aulas, porque todo o material é cedido na internet e tem-se acesso fora da sala, eles questionam-se porque ir as aulas?
Será sempre uma situação controversa, além de todos os benefícios de ter acesso às novas tecnologias na sala de aula e fora a minha questão é sobre toda a informação online ser a adequada a cada aluno, e a fidedigno.
E também o ponto alto de fuçarmos horas num computador e não nos relacionarmos com pessoas reais. Ora termos uma network de 2000 amigos no Facebook ou qualquer outra rede social mas na realidade so conhecermos 500, será mesmo uma mais valia...
Sem comentários:
Enviar um comentário