quarta-feira, 3 de abril de 2013

"As características dos meios de aprendizagem interactiva online"




 O texto faz referencia as tecnologias online utilizadas na aprendizagem e no ensino e ao desenvolvimento que tem ocorrido com estas ferramentas. Onde estas estão cada vez mais diversificadas, principalmente nos países mais desenvolvidos, sendo o impacto destes meios de comunicação dominantes no ensino e na aprendizagem. Em 2005, na maior Universidade dos Estados Unidos privilegiou-se o ensino à distância onde todos os cursos eram online, oferecendo acesso via tele conferência para todo o México e América Latina.
 O autor alerta que isso não é uma garantia de crescimento e sucesso para as instituições de ensino, citando outros exemplos de insucesso na formação online. 
Na América do Norte, o computador pessoal (PC) foi a tecnologia eleita para a educação e formação. Nesse sentido, o autor alerta que esse facto não é uma garantia de crescimento e sucesso para as instituições de ensino, pois os computadores por si só não podem transformar a experiência de ensino/aprendizagem : a estrutura do curso e a pedagogia utilizada são sempre mais importantes do que os medias utilizados. 

O autor defende como vantagens deste tipo de ensino as enumeradas mais abaixo;
1. Princípio Multimédia: os alunos aprendem melhor a partir de palavras com gráficos ou imagens do que de palavras isoladas; 
 2. Princípio de Contiguidade Espacial: os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens correspondentes são apresentados lado a lado na página ou no ecrã; 
 3. Princípio da Contiguidade Temporal: os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens são apresentados em simultâneo em vez de sucessivamente;
 4. Princípio da coerência: os alunos aprendem melhor quando palavras estranhas, imagens e sons são excluídos em vez de incluídos; 
 5. Princípio da Modalidade: os alunos aprendem melhor a partir de animação e narração sonora em vez de animação e texto no ecrã; 
 6. Princípio da redundância: os alunos aprendem melhor a partir de animação e narração do que uma combinação de animação, geração e texto no ecrã; 
 7. Princípio das Diferenças Individuais: os efeitos do desenho são mais fortes para alunos com baixos conhecimentos do que para alunos com muitos conhecimentos, e para alunos com elevada capacidade espacial do que para alunos com baixa capacidade espacial; 

 Todavia o sucesso individual com a comunicação online depende do uso eficaz dos recursos técnicos disponíveis, bem como da orientação e liderança exercida por um professor-moderador qualificado, para alem disso na aprendizagem online é exigido ao aluno um alto nível de motivação e autonomia. 
No entanto, adverte acerca das desvantagens, tais como, as preocupações sobre a qualidade do ensino, o ceticismo por parte de alguns empregadores/empresas sobre diplomas adquiridos nestas circunstâncias e a redução da interação espontânea entre professores e alunos, sem esquecer o facto que algumas “tecnologias hostis” podem criar barreiras à aprendizagem online por parte dos alunos/etc.
 Ora para que exista uma avaliação equilibrada dos meios de ensino/aprendizagem à distância é importante lembrar que, no surgimento das novas ferramentas de ensino/aprendizagem, as experiências anteriores não devem ser ignoradas de forma a se verificar um maior desenvolvimento do ensino que abarque todas as audiências estudantis e todos os contextos de aprendizagem. 
Assim sendo deveras importante que na formação à distância online se compreenda melhor as implicações e limitações das tecnologias, tentando sempre acompanhar o seu desenvolvimento e as suas alterações para uso no ensino/aprendizagem online. Em resumo, " o sucesso individual dos participantes com a comunicaçao online depende do uso eficaz dos recursos técnicos disponíveis, bem como da orientação e liderança exercida por um professor moderador qualificado. 

Bibliografia: Fahy, Patrick (2008) “As características dos meios de aprendizagem interactiva online”; Texto disponibilizado na plataforma da UC.

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